O que você procura?

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Produção Puxada x Produção Empurrada

Por: Francisco Éder Florêncio de Sousa
(Aluno do 2º ano do Curso Profissional de Agroindústria)

A linha de produção de determinada fábrica utiliza métodos de produção que se adéqüe à realidade e à necessidade de produção. Existem produções que são feitas com características próprias, são elas:

PRODUÇÃO EMPURRADA:
Na produção empurrada não existe competição, a produção acontece de forma isolada na função de cada máquina, o desgaste físico do funcionário é bem maior do que deveria ser normalmente, a pressão exercida sobre o mesmo é muito grande, pois “empurra” o objeto produzido para outro setor, acarretando estoques indesejáveis.

PRODUÇÃO PUXADA:
A produção puxada se baseia na produção pedida pelo cliente, ou seja, só produz o que foi solicitado por ele, eliminando possíveis estoques indesejáveis. Em minha opinião a produção mais eficiente é a embasada na real necessidade de fabricação, a produção puxada, pois se baseia na produção sem acúmulo de estoque, favorecendo menos desgaste do funcionário, visando um produto de qualidade e a satisfação do cliente.



***    ***   ***   ***   ***   ***   ***   ***   ***   ***   ***   *** 



Por: Ana Thays Brandão Matos (Aluna do 2º ano do Curso Profissional de Agroindústria)

A administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar, dentro desse papel administrativo encaixa-se a linha de produção, que é o processo de planejamento e organização da produção de um determinado produto.
No setor de linha de produção podem ser realizados dois tipos de processo, a produção puxada ou a produção empurrada. Na empurrada a competição é inexistente, o preço do produto determina o lucro, a produção acontece de forma isolada. Os operadores recebem uma lista do que deve ser produzido diariamente, ou seja, esse tipo de produção é o processo onde cada operador tem seu papel de produzir e “empurrar” as peças para a etapa seguinte. Nesse processo a qualidade não é tão importante e a única preocupação é o volume do que deve ser produzido.
Quanto a produção puxada, os custos do produto é que determinam o lucro, só é produzido se houver consumo do cliente, ou seja, esse método resume-se no processo em que cada setor “puxa” as peças do processo anterior, onde um precisa do outro para obter resultado, ressaltando a melhor qualidade ao cliente.
Entre os dois tipos de produção, a puxada é a mais conveniente, pois além de ter o cliente como foco, esse processo é mais lucrativo, porque todas as áreas se completam e apenas produzem se houver consumo do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário