O que você procura?

terça-feira, 29 de junho de 2010

Sobre os vegetais desidratados

      Frutas desidratadas, secas ou dessecadas são produtos obtidos pela perda parcial da água da fruta madura, inteira ou em pedaços, por processos tecnológicos adequados, tais como: recepção da matéria-prima, seleção, lavagem, descascamento, acabamento, corte ou fatiamento, secagem e embalagem. Buscando obter um produto pronto para ser consumido, higiênico, saudável, com uma vida de prateleira mais prolongada e com sabor e aroma agradáveis.
     As operações de desidratação têm sido usadas, há décadas em indústrias de processamento de alimentos para uma eficiente preservação dos produtos finais por longos períodos. Além disso, aumenta a oferta desses produtos, aproveita excedentes de produção, facilita o armazenamento e transporte, e ainda concentra açúcares e nutrientes. O objetivo básico dessa operação é a remoção de água do sólido até um nível onde os danos por microorganismo sejam evitados, pois uma das principais causas da deterioração de alimentos é a quantidade de água livre presentes nos mesmos.

Imagem: Desidratador desenvolvido pelo Engenheiro mineiro com pós-graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, Pedro Meloni. Site: http://www.meloni.com.br/

Engenheira de Alimentos (UFC)
Mestre em Tecnologia de Alimentos (UFC)
Doutoranda em Biotecnologia (RENORBIO)
Professora EMI - Agroindústria / CENTEC


* * * * *

O estudante de agroindústria, Rômulo Bennevides, dá sua opnião sobre a importância dos vegetais desidratados.      

O aumento da correria diária, um dos males da vida moderna, as pessoas veem-se obrigadas a abandonar hábistos que antes eram comuns no dia a dia, entre eles o bom e velho "arroz com feijão", que, segundo especialistas, é a base de uma dieta balanceada. Vários alimentos alternativos vem sendo introduzidos na dieta da população para combater esse mal que vem aumentando o índice de doenças ligadas à alimentação.
      A desidratação de alimentos é um método há muito tempo utilizado como auxiliar na dieta da população, pois concentra uma maior quantidade de nutrientes com a retirada da água do mesmo.
      No mercado é fácil encontrar vegetais que sofreram o processo de desidratação, tal fato se dá pelo aumento da vida útil, reduzindo as perdas e prolongando o período de comercialização do alimento.

2 comentários:

  1. Os produtos desidratados saõ um dos alvos na alimentação brasilereiros pois a praticidade e das vatangens.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema... Abordamos isso na nossa escola também, mas os alunos preferiram de fazer o trabalho "produtos elaborado" com as tecnologias, foi interessante...

    ResponderExcluir