O que você procura?

domingo, 22 de agosto de 2010

Sobre as gorduras...


Texto de Caio Hakkinnem Moura Freire (aluno do 2o ano de Agroindústria - EEEP Júlia Giffoni)

Hoje, no mercado, podemos encontrar vários tipos de alimentos que nos ajudam no nosso dia a dia e que trazem grandes benefícios, mas também existem aqueles que trazem malefícios, que são aqueles alimentos gordurosos, tais como, carnes gordas, manteigas, margarinas, leites, batatas fritas, etc.

Quando consumimos esses alimentos em excesso ocorre uma alta produção de colesterol no fígado, onde é produzido e transportado por todo o corpo através do sangue. O colesterol é uma substância encontrada em qualquer tipo de célula de um ser vivo e faz parte da membrana celular, tendo a função de proteger a célula de qualquer agressão, preservando o metabolismo celular.

Existem dois tipos de colesterol: o LDL e o HDL, são considerados como ruim e bom, respectivamente. O LDL tem a propriedade de lesar as artérias do coração e vasos em geral, já o HDL tem a função de proteger o coração e os vasos arteriais.

Podemos tirar, então, de tudo falado aqui, que uma alimentação rica em gorduras pode sim causar mal à saúde, gerando problemas cardiovasculares, obesidade e outras doenças graves.

Para se ter uma saúde equilibrada e longe de doenças cardíacas, devemos prestar atenção no comemos, observando os rótulos das embalagens, comer menos frituras e ter uma alimentação moderada com frutas e verduras, além de consumir alimentos ricos em HDL.

*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  

Texto de Ana Beatriz de Souza Ribeiro (aluna do 2o ano de Agroindústria - EEEP Júlia Giffoni)

Apesar da gordura fazer parte do nosso organismo e do nosso cotidiano em grande parte dos alimentos que consumimos, a ingestão excessiva desse composto pode ser muito prejudicial à saúde.

Os lipídios, juntamente com as proteínas e os carboidratos, formam um grupo de compostos mais importante encontrados frequentemente tanto em vegetais como em animais.

O consumo excessivo de gorduras pode ocasionar doenças cardíacas, pois contribui para a elevação do nível do colesterol no sangue, podendo causar lesões das artérias do coração e vasos em geral, gerando derrames paradas cardíacas, derrames cerebrais, dentre outros.

As medidas devem ser mais preventivas do que corretivas, pode-se fazer exercícios físico regularmente, consumir moderadamente os alimentos ricos em gorduras e ingerir alimentos saudáveis como frutas, verduras e carnes magras. 

Um comentário:

  1. ESSA MENINA E'MUITO INTELIGÊNTE TAMBÉM COM A PROFESSORA ANA MARIA QUEM NÃO É .

    ResponderExcluir