O que você procura?

quarta-feira, 31 de março de 2010

Palestra - Uso Correto de EPI's (Embrapa)

No dia 30 de março de 2010 os alunos do Técnico Profissional em Agroindústria da EEEP Júlia Giffoni foram recebidos pela Embrapa Agroindústria Tropical para assistir à palestra: Uso Corretos dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s. Os alunos foram recepcionados por Nicodemos e a palestra foi ministrada pelos Técnicos em Segurança do Trabalho José Emilson Bandeira Rocha e Kilvia Maria Silva dos Santos.
Como os alunos estão tendo aulas da disciplina Saúde, Segurança e Ergonomia do Trabalho, a palestra veio como um presente para que os mesmos possam enriquecer seus conhecimentos com profissionais da área, além de se familiarizarem com o ambiente de trabalho no setor agroindustrial.

O conteúdo da palestra abordou os conceitos de acidente de trabalho e suas causas, os riscos e sua classificação, as medidas de controle (baseadas na Norma Regulamentadora NR-09), as NR 01 e 06, bem como a Legislação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), definição de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e seu uso correto. Sempre enfocando a importância de se analisar sempre as formas para tornar o ambiente e as atividades mais seguros e saudáveis, buscando o bem estar do trabalhador.

Os alunos se mostraram envolvidos com o tema e participaram, no decorrer, da palestra não só esclarecendo suas dúvidas, mas também fazendo comentários e discutindo efetivamente o tema, os palestrantes Emilson Bandeira e Kilvia Santos conduziram as dúvidas e explanações com paciência e profissionalismo.

Abaixo seguem as fotos da palestra:

Alunas Ana Paula, Vanessa e Mikelle.
Sr. Nicodemos recepcionando os alunos da EEEP Júlia Giffoni.
Alunos do 2o ano EMI (Ensino Médio Integrado) do curso Técnico em Agroindústria no auditório da Embrapa Agroindústria Tropical.
Brindes.
Slide sobre o uso das cores na classificação dos riscos ambientais.
Eduarda Reis anotando os pontos importantes da palestra. Samuel e Caio atentos à palestra.
Edimilson Bandeira (Embrapa Agroindústria Tropical) respondendo aos questionamentos dos alunos.
Douglas auxiliando a palestrante com a demonstração do uso correto de um respirador.

"Os palestrantes ressaltaram a importância da empresa fornecer aos funcionários EPI's adequados aos riscos, verificando-se o perfeito estado de conservação e funcionamento. Finalizaram a palestra com a apresentação de amostras de determinados EPI's, desde a bota ao boné árabe."
(Depoimento de Helifas Douglas do Nascimento)
Adriana descontraída com a palestrante Kilvia dos Santos.


"A palestra na Embrapa foi muito importante para mim e para os meus colegas, porque pudemos tirar nossas dúvidas sobre o assunto e eu gostei também porque eles apresentaram a palestra somente para nós (alunos da EEEP Júlia Giffoni). O Emilson e a Kilvia souberam abordar muito bem o assunto."
(Depoimento de Pedro Seabra)

Pamela e Julyete.


"Na palestra aprendemos mais sobre acidente de trabalho e o que fazer para se previnir para que esse fato não ocorra em empresas, hospitais, escolas, etc. Essa palestra foi de fundamental importância para nossa vida profissional.

Tiramos dúvidas, fomos participativos, interagimos com os palestrantes e com certeza, tiramos muitos assuntos proveitosos para a nossa formação profissional: o uso correto dos EPI's, medidas de controle, segundo a NR-09 e quais as consequências em casos de acidentes de trabalho.

Só temos a agradecer aos excelentes profissionais da Embrapa, que nos receberam muito bem."

(Depoimento de Lucas Thomiks)



Samuel simulando uma queda, em referência aos cuidados que devemos ter com a sinalização.

2 comentários: