O que você procura?

domingo, 18 de abril de 2010

Equipamentos de Proteção Individual

Texto de Samuel Ferreira, retratando que aprendeu na Palestra sobre EPI's na Embrapa Agroindústria Tropical.
(Aluno do 2o ano do Curso Médio Integrado - AGROINDÚSTRIA - EEEP Júlia Giffoni)

Os EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) são de grande valia para a proteção preventiva dos funcionários, ou seja, deve-ser objetivar seu conceito prevencionista dando prioridade à eliminação, minimização ou controle dos riscos provenientes das condições de trabalho.

Explicando de forma compacta e didática, os EPI's são dispositivos de uso individual destinados ao trabalhador, que no decorrer de suas funções poderá contrair doenças ou distúrbios que podem interferir de maneira direta ou indireta na preservação da saúde e da integridade física do trabalhador.

Existem EPI's que são destinados à funções específicas e ocasiões próprias que requerem máxima proteção, sendo dever do empregador seu fornecimento aos empregados, assim possibilitando a motivação dos mesmos. Pois funcionário motivado trabalha alegre e satisfeito, ganhando a credibilidade do consumidor, gerando aumento de lucros para a empresa.

Resumindo, a empresa tem obrigação previstas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), porém os funcionários também devem exercer seus deveres e conservar seus EPI's. No decorrer da palestra o que pessoalmente me chamou a atenção foram as NR's (Normas Regulamentadoras) utilizadas e a classificação dos riscos ambientais.

Concluindo, quero parabenizar aos Técnicos José Emilson Bandeira Rocha e Kílvia Maria Silva dos Santos pelo seu ótimo desempenho explicativo e didático, os quais repassaram com bastante clareza e objetividade, dando oportunidade às dúvidas dos alunos. Também quero agradecer à Professora Ana Maria de Abreu pela vontade e esforço realizado em prol da realização desta palestra.


5 comentários:

  1. VALEU SAMUEL VOÇE E MUITO DEDICADO

    ResponderExcluir
  2. com a melhor professora quem nâo é estudioso.aninha a melhor professora.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do blog- as informações ajudam bastante na elaboração de semináris. sou aluna do curso de seg. do trabalho do instituto Federal de pernambuco.

    ResponderExcluir
  4. ISTO E O EU CHAMO DE MUITA BESTEIRA NAO PASSA DE UMA BICHA LOKA

    ResponderExcluir