O que você procura?

domingo, 18 de abril de 2010

Escolas Estaduais Profissionalizantes - AGROINDÚSTRIA

As Escolas Estaduais de Educação Profissional (Governo do Estado do Ceará) são escolas que ofertam o ensino médio integrado à educação profissional. Esta tarefa se coloca como um novo desafio para a rede estadual de ensino médio do Ceará. Constitui-se de uma estratégia para dar efetividade a uma necessidade e anseio dos jovens: vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Um dos quatro cursos oferecidos pela E.E.E.P. Júlia Giffoni é o de AGROINDÚSTRIA que atualmente tem matriculado 76 alunos (40 do 1o ano e 36 do 2o ano). Um curso técnico nesta área é de grande importância para o Estado, pois segundo o texto do pesquisador Guanziroli (2006), hoje o agronegócio, entendido como a soma dos setores produtivos com os de processamento do produto final e os de fabricação de insumos, responde por quase um terço do PIB do Brasil e por valor semelhante das exportações totais do país. A melhoria da competitividade da agricultura e pecuária do Brasil, sobretudo nos últimos dez anos, e o próprio empenho do governo e da iniciativa privada em estimular e divulgar o produto agrícola brasileiro no exterior tem proporcionado aumento das exportações do agronegócio.

Pesquisas mostram que a cadeia produtiva do agronegócio do Ceará tem participação de 5,6% na formação do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Além dos produtos tradicionais, líderes da pauta de exportações, como amêndoas de castanha de caju, lagosta e cera de carnaúba, outros produtos estão abrindo mercados para exportações, como mel natural, sucos de frutas, pimenta, camarão, frutas frescas e flores. A participação do País, na formação do PIB, é de 10,2%. Nas exportações, o agronegócio brasileiro tem participação de 42%, enquanto o do Ceará chega a 52% (Notícia retirada do site da FIEC).

É importante ressaltar que esses 76 adolescentes concluirão o ensino médio engajados em um importante setor para nosso Estado, apresentando diferencial ao ingressarem no mercado de trabalho.



Adriana Gonçalves, Caio Hakkinnem, Eduarda Reis, Julyete Andrade e Aurisandro Ricardo de Sousa (Alunos do 2o ano do Curso de Agroindústria da E.E.E.P. Júlia Giffoni).


Caio Hakkinnem e Julyete Andrade
 (Alunos do 2o ano do Curso de Agroindústria da E.E.E.P. Júlia Giffoni).


(Professora Msc. Ana Maria de Abreu Siqueira)

2 comentários:

  1. Parabens!!!!!!!!!!!! Interessante seu curso.

    Amanda Ribeiro e Jonathan Nascimente
    Alunos da E.E.E.P. Elsa Maria Porto Costa Lima (Aracati-Ce)

    Alunos do Curso de Enfermagem do 1°.

    ResponderExcluir